terça-feira, 13 de março de 2012

VLT na Conselheiro Nébias trará alterações na rotina de seu sistema viário

Em primeira mão o Blog Conscientização através de um seguidor deste blog nos enviou uma informação exclusiva divulgada pelo Jornal Boqueirão News de Santos sobre um dos projetos do trecho prioritário do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que além de abranger o trecho Barreiros/ Porto de 11 km também abrange mais 4 km partindo da Av. Conselheiro Nébias até o Terminal Valongo no Centro de Santos fazendo integração com o trecho de Barreiros/ Porto. Trata-se do trecho Conselheiro Nébias que na visão de alguns leitores encararam com certa resistência e oposição ao tipo do traçado elaborado pelas autoridades competentes no assunto.
Foram divulgadas imagens ilustrativas de como ficaria a Avenida Conselheiro Nébias com o novo paisagismo sofrido pelo novo projeto alterando de maneira expressiva a rotina do sistema viário naquela região.

Ilustação de como a via ficaria antes e depois. Foto: Boqnews

Trecho estreito da Via entre a Bittencourt e João Pessoa. Foto: Boqnews

Questionado pelo seguidor deste blog sobre o trecho estreito da Conselheiro Nébias entre as ruas Bittencourt e Rua João Pessoa, a CET-Santos não se manifestou sobre o caso e o Jornal Boqueirão News não teve a ideia de perguntar sobre o caso, mas conforme declarações do Presidente da CET- Santos Rogério Crantschaninov declarou que “as vias paralelas da Avenida Conselheiro Nébias sofrerá intervenções em seu viário como as Ruas Silva Jardim, Campos Melo, Luiz de Camões, Constituição e até a Avenida Washington Luiz (canal 3) para atender a demanda de veículos que utilizavam a via que será contemplada com um dos novos trechos prioritários do VLT”. As calçadas das vias serão estreitadas para dar vazão aos veículos e várias linhas de ônibus que servem a Conselheiro terão seus itinerários deslocados para as ruas paralelas. Muitas linhas serão reduzidas e outras seccionadas para que sejam alimentadoras do VLT.
Por exemplo, para quem vem da Ponta da Praia em direção ao Centro o passageiro descerá na Conselheiro em frente a Estação do VLT que leva o mesmo nome e se integrará gratuitamente no trem. "O contrato prevê a integração do sistema municipal ao metropolitano".
No trecho principal da Estação Barreiros/ Porto como todos já conhecem no trecho de Santos o corredor do VLT ocupará o canteiro central da Av. Francisco Glicério compreendidos entre o trecho da Rua José Clemente Pereira no lado norte até a Rua Campos Melo, no Macuco assim deixando de isolar os bairros localizados ao lado norte da Francisco Glicério que era ocupado pela antiga ferrovia.
Concluindo todo o raciocínio da matéria em questão esse projeto poderia ser revisto de maneira ampla e fazer com que a população tenha meio de conhecer profundamente o propósito desse trecho porque essa avenida como é de conhecimento de todos tem uma largura estreita e totalmente poderia enforcar o sistema viário daquela região. Vejo isso como uma questão delicada, mas é preciso analisar e consultar os moradores e comerciantes daquela avenida os impactos e as consequências nos quais esse projeto pode causar para a população local seja morador, trabalhador e até estudantes.

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