quinta-feira, 8 de março de 2012

Motorista surta no volante

Já era de se esperar. O Blog Conscientização vinha denunciando a má qualidade de serviços prestados pela Viação Piracicabana com os seus usuários e inclusive as condições de trabalho. Ontem (7/3/2012) por volta das 17:30 aconteceu um caso de surto envolvendo um motorista dessa empresa. Foi durante o trajeto na Avenida Afonso Pena próximo do cruzamento da Avenida Siqueira Campos (canal 4) com a Linha 936 gerenciada pela EMTU (Ponta da Praia/Cubatão Cota 200). O motorista estava simplesmente cobrando a passagem de um dos passageiros quando do nada em atitude muito instantânea decidiu abandonar o veículo comprometendo o tempo de viagem da Linha.
Segundo relato de uma passageira ela disse que o motorista precisava buscar tratamento médico e ai ocasionou esse episódio citado acima. Em seguida, o motorista disse: “Parem de falar que vocês estão me enlouquecendo”. Após essas palavras, desceu, sentou na calçada e ficou com as mãos sobre a cabeça, abandonando o veículo com os passageiros no interior.
Vários usuários presenciaram o momento de cansaço e desmotivação por parte do motorista que exerce uma jornada de trabalho em totais condições desumanas que até certo ponto fere diversos pontos da CLT (Consolidação das Leia Trabalhistas) e no CTB (Código de Transito Brasileiro) existe em um artigo que não pode dirigir e falar no celular ao mesmo tempo, mas deveria valer para a dupla função desses motoristas.
Logo depois desse incidente por volta de 18:30 chegou uma motorista da empresa e deu continuidade ao trabalho do motorista.
Conforme reportagem citada pelo Jornal ATribuna, entraram em contato com a Viação Piracicabana, mas não obteve retorno.

Motorista aparentemente sobrecarregado. Foto: Claudio dutra Vaz.



Declaração polêmica do Sindicato
 
Durante declarações ao Jornal A Tribuna o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Eronaldo José de Oliveira, o Ferrugem, disse que o motorista de ônibus está sobrecarregado.
Óbvio, mas questionado sobre a possível volta dos cobradores declara que “a passagem ficaria mais cara”. Mas esse secretário não salientou que quando ocasionou a retiradas dos cobradores por volta de 2003 nada se fez para reduzir a tarifa dos coletivos, continuou aumentando ainda mais.
A única solução seria a retirada do dinheiro nos coletivos. “Enquanto tivermos circulação de dinheiro, sempre teremos problemas de saúde. É trânsito, é radar, dinheiro, muita coisa para um motorista sozinho resolver. Tem que acabar com o dinheiro no ônibus e só subir quem possuir um cartão na mão.”
Ferrugem diz que o sindicato acompanhará a partir desta quinta-feira o caso envolvendo o profissional da Piracicabana que abandonou o veículo, em Santos.

3 comentários:

  1. Veja o projeto do VLT na Conselheiro. É ridículo, mas a prefeitura parece nao considerar a hipótese de alargar o trecho final da avenida (http://www.boqnews.com/caderno_texto.php?sec=1&sub=2&cod=11913).

    ResponderExcluir
  2. Ok Vinicius, muito obrigado por esse link que vc postou na caixa de comentários, fiquei abismado com as declarações por parte da CET-Santos sobre o projeto, principalmente do trecho estreito da Cons. Nébias entre a Rua Bittencourt e João Pessoa. Sempre bati na tecla a oposição do VLT na Conselheiro, no lugar sugeria a volta do trólebus nessa via, nos demais lugares favorável ao VLT. Vamos ver futuramente a reação da população.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe desabafar, mas pagamos muito caro por um serviço muito ruim de ônibus, venho sofrendo dentro deste ônibus (desse forno) desde 2008, presencio vários momentos de frustração dos motoristas, principalmente quando chega o verão (do final de outubro até Dezembro e de Janeiro até junho) quando a temperatura lá fora marca + ou - 23ºC dentro do veículo fica mais de 30ºC (isso quando o ônibus enche) já dá para imaginar quando a temperatura lá fora fica mais de 30ºC né? ônibus não tem ar condicionado(chega a ser ridículo cobram R$3,70 de passagem para as pessoas irem em pé e ainda sem ar condicionado!! Nossa cara só no Brasil acontece isso, e quando as pessoas reclamam que o governo não nos ajuda, têm certos patriotas que ficam implicando conosco (deve ser porque trabalham para o governo).Outro problema da piracicabana é que o motorista também é cobrador (que na minha opinião é outro absurdo), isso quer dizer que todas as perguntas que eram feitas para o cobrador (como por exemplo se aquele ônibus vai para o centro da cidade, ou se passa perto de tal local) é feita para o motorista, fora quando alguém não tem o cartão e paga com dinheiro, o motorista é obrigado a reduzir a velocidade para poder cobrar direito a passagem.
    Toda vez que aumentam a passagem do ônibus eles justificam que é para melhorar o transporte só que a única coisa que eu vi durante todo esse tempo foi a mudança do revestimento interno dos veículos (que antes eram de madeira e agora são de alumínio, que na minha opinião aumentou ainda mais a temperatura do veículo), e também vi a adaptação das portas (colocaram os elevadores na porta para os cadeirantes) fora isso mais nada mudou, nem o sistema de ventilação (no teto dos ônibus têm "mini ventiladores") ficam o tempo inteiro DESLIGADO, pode estar um calor de rachar lá fora, eu não sei o motivo eles não ligam aqueles malditos ventiladores do teto!! Só vejo um ou outro motorista ligando os ventiladores de vez em quando, a maioria deixa desligado, vejo alguns motoristas por não aguentarem o calor abrindo as portas do veículo com o mesmo em movimento que é um risco enorme para os passageiros, já fizeram contagem de passageiros e mesmo assim o problema persiste, minha impressão é que os motoristas são obrigados a trabalhar por passageiro que eles pegam (quanto mais melhor), porque quando chega às 17h:00min quase não existe ônibus da linha 936 eles reduzem drasticamente o número de ônibus, vejo um monte de linhas, às vezes vem uma fila enorme de 917,918,919,907 fora para outras cidades como a linha 927,940 só que o 936 nesse horário em específico quase não vem ai advinha o que acontece (vira um enlatado) enche até não caber mais muita gente passa mal só não passa tão mal porque é às 17h:00min e a temperatura lá fora não está tão alta.
    Lamentável que o transporte desse país principalmente em SP seja tão precário, é por isso que muita gente anda de carro causando congestionamento porque isso não é viajem é tortura, não é atoa que os motoristas dessas linhas "surtam" de vez em quando.

    ResponderExcluir